sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sandro Dias, bicampeão mundial de skate


Sandro Dias é um dos maiores atletas de esporte de ação da atualidade. E ele não conseguiu essa celebridade à toa: o skatista pratica o esporte há 18 anos e há oito participa do circuito profissional internacional. Com todo seu talento e esforço ele conquistou no ano passado o título de bicampeão mundial de skate vertical. Quem vê todo o sucesso de Sandro não pode imaginar que ele chegou a parar de andar de skate no início dos anos 90, porque não havia pistas em sua cidade onde pudesse treinar. Mas as dificuldades não desanimaram o skatista, que continuou se esforçando até se tornar o melhor do mundo. Desde o começo era perceptível que Sandro teria um futuro promissor no esporte: ele começou a andar de skate com 11 anos de idade, e com 13 conquistou o título de campeão brasileiro na categoria iniciante, partindo para a Europa com 14 anos para se arriscar no Campeonato Mundial na Alemanha, já como profissional. Hoje, além de conseguir o título mundial por dois anos consecutivos, Sandro acumula em seu currículo uma medalha de ouro no X-Games (olimpíadas dos esportes de ação) em Los Angeles; várias vitórias significativas no Latin X-Games no Brasil; e o campeonato brasileiro e europeu. Além disso, Sandro entrou para a história do esporte ao se tornar o primeiro skatista do mundo a realizar a manobra 900º de backside (dois giros e meio no ar, segurando o skate por trás).

Saiba mais sobre essa fera do skate em entrevista exclusiva!


Skate Malandragem - Quando, como e onde você começou a praticar skate?
Sandro Dias - Eu comecei a andar de skate com 11 anos de idade, e realmente foi de uma forma diferente. Eu e meu amigo pegávamos o skate do irmão dele e colocava um pneu de carro em cima do skate. Então, um ou o outro sentava dentro do pneu e descia a rampa da garagem do prédio onde eu morava na maior velocidade, sentados dentro do pneu. Depois, eu ganhei um skate e aprendi a andar de pé. Aí, comecei a freqüentar uma pista que tinha perto de minha casa - um half pipe - e comecei a me dedicar, evoluir, a participar de campeonatos para iniciantes. Com isso fui me envolvendo cada vez mais e pegando amor pelo carrinho. Aí não larguei mais - ainda bem!

Skate Malandragem - Como você decidiu começar a competir e fazer do esporte sua profissão? 
Sandro - Desde o começo, com 11 anos de idade, já participei do meu primeiro campeonato. A partir dai fui cada vez mais me interessando, pegando amor, participando de outros eventos, viajando para fora do Brasil para treinar e conhecer outras pistas, e assim foi. Claro que nesta época eu ainda era muito novo, com apenas 13 anos, e skate era mesmo meu brinquedo. Depois disso, no início dos anos 90, o skate desapareceu: a moda havia acabado, não havia mais pistas boas para se treinar, e eu fui obrigado a parar também por falta de condições para treinar. Voltei sério mesmo em 1995, já participando de alguns campeonatos profissionais no Brasil. Nesta época eu trabalhava, estudava e nas horas vagas ia atrás de pistas para andar. Em 1996 voltei às competições internacionais. A partir daí, nos anos seguintes eu passei a participar de mais competições internacionais, sempre me dando bem. Quando me formei na faculdade decidi seguir a minha vida só com o skate, pois trabalhava com meu pai e também já ganhava um dinheiro fazendo o que eu mais gostava, que era andar de skate. Então desde 2000 vivo somente do skate.

Skate Malandragem - Você é bicampeão mundial. Como foi sua preparação e quais obstáculos venceu para chegar lá? 
Sandro - Na verdade nunca pensei que um poderia chegar aonde cheguei. Foi tudo muito natural e automático, tudo foi acontecendo no tempo certo de acordo com a minha evolução.

Skate Malandragem - Como é sua rotina em épocas de competição? Ente as competições, você consegue algum tempo livre para descansar, ou fica treinando? 
Sandro - Quando estou em temporada de competições não tenho muito como treinar, pois nos tempos livres procuro descansar. Mas quando não estou em temporada de eventos ando de skate todos os dias, no mínimo 2 horas. Hoje em dia, quando tenho tempo, procuro fazer também um preparo físico fora das pistas para me ajudar a prevenir lesões e também me deixar mais preparado.

Skate Malandragem - Quais as maiores dificuldades que você enfrentou em todos esses anos de competições? E suas maiores conquistas? 
Sandro - Não vejo dificuldades. Acho que tudo o que já passei tomei sempre como lição e experiência de vida. A maior conquista é estar onde estou hoje, com saúde e vivendo somente do skate.

Skate Malandragem - Você já conquistou muitas vitórias no esporte. Qual foi a mais marcante? E qual ainda pretende conquistar? 
Sandro - A mais marcante e inesquecível foi o Latin X-Games de 2004, pois depois de ter ganhado a competição, acertei pela primeira vez a manobra 900 graus (duas voltas e meia no ar). Foi inesquecível porque foi um dia maravilhoso e ensolarado no Rio de Janeiro, dia das mães, com minha família e meus amigos presentes. Foi demais aquele momento! Pretendo continuar vivendo e fazendo o que gosto e as conquistas serão conseqüência do meu trabalho.

Skate Malandragem - Qual é a sensação de ser o melhor do mundo? Como você acha que essa conquista pode influenciar os iniciantes no esporte, principalmente os brasileiros? 
Sandro - Na verdade eu não me considero o melhor do mundo. Acho que tenho muito para aprender e evoluir no meu skate. Nunca quero pensar desta forma, mas como cada um tem uma opinião e muitos me vêem como o melhor simplesmente por eu ter conquistado duas vezes o título de campeão mundial, procuro usar isso como um incentivo para os que querem seguir o mesmo caminho, pois é um caminho saudável e muito prazeroso. Faço o máximo para passar o quanto o skate faz bem para mim, o quanto ele me faz ser saudável e feliz. Quem sabe assim eu consigo plantar um sonho nos que querem seguir este caminho.

Skate Malandragem - Quais são suas recomendações para quem está começando no esporte? 
Sandro - Ande de skate para se divertir, porque com isso você sempre estará feliz, desafiando a si mesmo e automaticamente evoluindo. Não esqueça nunca dos equipamentos de segurança, pois é muito importante para a prática, principalmente no começo. E siga seus sonhos e objetivos, pois você será feliz em estar batalhando por eles, e a cada um realizado ou conquistado pode ter certeza que você será muito mais feliz e uma pessoa mais orgulhosa de você mesmo.

Skate Malandragem - O que você acha do desenvolvimento do skate, e de outros esportes de ação, no Brasil? Qual a diferenciação entre o esporte e as competições aqui e em outros países? 
Sandro - Os esportes de ação estão se desenvolvendo muito rápido no Brasil, cada vez mais vemos o interesse de todos por esses esportes - tanto as crianças e jovens que querem iniciar, quanto a mídia que cada vez mais procura saber o que está acontecendo. Quanto a eventos, como competições, ainda está um pouco devagar de acontecer. Ainda não é uma coisa que acontece regularmente como em outros paises, como EUA e paises da Europa, mas vejo que está melhorando cada ano que passa.

Skate Malandragem - Você pratica outros esportes? Quais? 
Sandro - Gosto de praticar outros esportes, como surfe, andar de bike, squash, enfim, qualquer outra atividade física.

Skate Malandragem - Você tem algum ídolo no skate? Qual e por quê? 
Sandro - Sim, desde quando comecei a andar de skate sempre me inspirei no Christian Hosoi e Steve Caballero, pois gosto do estilo e da maneira que eles andam de skate. Hoje em dia gosto muito de ver o Lincoln Ueda andando, também pela maneira como ele anda.

Skate Malandragem - Quais são seus planos e maiores objetivos para este ano?
Sandro - Este ano quero mais uma vez tentar fazer o circuito mundial completo. Tenho mais dois circuitos nos Estados Unidos, que são o Dew Tour e o circuito da LG. Quero viajar bastante e tentar participar do máximo de eventos que eu puder e, claro, tentar fazer o melhor possível para me dar bem este ano mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário